segunda-feira, 10 de abril de 2017

A oração na história e na minha vida.

A ORAÇÃO NA HISTÓRIA E NA MINHA VIDA.

A oração é uma forma de expressar “algo a mais” que vai além da vida normal. Essa maneira de falar, no geral, se dá como louvor, e é entendida como fortalecimento das forças vitais.
A outra maneira é a súplica, que tem como finalidade provocar as forças, para atingir o que se pretende.

Por isso, orar é exercitar uma força, que pode se manifestar como meditação silenciosa, liturgia solene como uma criação original ou uma imitação e ainda como o cumprimento de uma lei. O que se constata nas orações é que há, de um lado, a impotência humana, diante das circunstâncias da vida e, de outro, a onipotência e infinita bondade da divindade.


O ato de orar é entendido pelas religiões como a busca de uma energia que está além da realidade visível. As religiões tem Grande parte de suas ações fundamentadas na oração, uma prática que liga a vida humana ao sagrado.

Em todos os tempos e em todos os lugares do mundo, as pessoas procuraram se relacionar com algo maior além da matéria. Veja algumas dessas expressões:

ORAÇÃO DOS PATAGÕES: (grupo antigo de etnias ameríndias entre o Chile e Argentina).

O fabricante do mundo Velho de cima! Que alegria! Voltou à primavera! Obrigado, Pai! Foi-se embora o inverno.


ORAÇÃO DA POLINÉSIA: (Ilha de Bora Bora/ Polinésia).

Ó Grande Espírito no azul que te achas no azul central, que moras acima das estrelas, que nunca morres, que tens sua casa no sol, nós te invocamos, dá-nos a vida, nós te invocamos dá-nos a água de que necessitamos.


ORAÇÃO DE MANIKAVASHGAR: (Rigveda – livro sagrado hindu, séc. VIII a.C.:)
Só e abandonado estou, atormentado por sonhos e torturado como o verme, sobre o qual passeiam as formigas. Senhor, não me abandones! A mim, que devo ter medo de mim mesmo, se de ti estiver separado, assim como a dança do peixe miúdo, no meio do riacho sem água.  Meu Deus, não me abandones! Senhor, não desejo riquezas, nem família, nem saber. Se for de tua vontade, irei de transmigração em transmigração... Deixa, ao menos, que eu possa amar-te, sem esperar recompensa, com um puro amor, por amor.


ORAÇÃO DE MAOMÉ: (Islamismo *571 +632)

Deus é a luz dos céus e da terra. Sua luz é como um nicho onde se acha uma lâmpada. A lâmpada está contida no vaso transparente. E este é como astro brilhante. Seu óleo provém de uma oliveira abençoada, que não vem nem do oriente nem do acidente. Ela se acende com o contato de fogo.  Luz sobre a luz. Deus guia quem ele quer para a Sua Luz. Ele se exprime em símbolos para os homens. Ele é mesmo onisciente.  O homem que for fiel à oração pela manhã, depois da morte não esperará o dia seguinte para entrar no Paraíso. 


Agora é com você! Registre sua opinião nos comentários e enumere as respostas das questões.
1)     O que você achou mais interessante nessas orações?
2)     Que semelhanças existem entre elas?

Na Bíblia Sagrada existem muitas orações Inclusive a um livro composto somente de orações que são os Salmos. Neste livro, há orações para diferentes situações da vida.

Leia Salmo 23, Mateus 6, 9-13  e Lucas 1, 46-55. Caso você pertença à outra religião, leia uma oração ou mais feitas por sua religião. E caso você não pertença a uma religião, acesse o link https://www.ippb.org.br/textos/863-cinco-oracoes-celtas e leia a oração IV.

Registre sua opinião nos comentários e enumere as respostas das questões.
3)     Qual é a imagem de Deus, presente nessas orações?
4)     De que modo essas orações estão relacionados com a sociedade hoje?
5)     Você tem o costume de orar? Se responder sim, em quais circunstâncias costuma fazer isso? Se responder não, explique por que não o faz.
6)     O que você costuma falar quando se relaciona com Sagrado?

Nem sempre é fácil fazer uma oração, pois não sabemos o que dizer. Veja o que conta essa história.


           Tarde da noite, um pobre lavrador, no caminho de volta do mercado viu-se sem o livro de orações. A roda da carroça tinha se soltado justo no meio da floresta e ele estava aflito porque o dia ia se acabar sem que tivesse feito suas orações.
           Por isso, esta é a oração que ele fez: “Fiz coisa muito imprudente, Senhor. Esta manhã saí de casa sem meu livro de orações e minha memoria é tal que não consigo dizer uma única oração sem ele. Por isso, eis o que vou fazer: recitarei cinco vezes o alfabeto, bem devagar e o Senhor, que conhece todas as orações, poderá juntar as letras para formar as orações que não consigo lembrar”
           E o Senhor disse a seus anjos: “De todas as orações que ouvi hoje, essa foi, sem duvida, a melhor, porque veio de um coração simples e sincero”.

Referencia: MELLO, Anthony de. O enigma do Iluminado. São Paulo: Edições Loyola, p. 22.

Lembre-se:  A oração é uma atitude de humildade e sinceridade diante do Sagrado. Às vezes, não  se sabe o que falar, o importantes é manter uma postura de amor e confiança diante do Transcendente. Porque a oração tem a ver com os desafios e necessidades da vida.
A oração é uma força! Gratifica quem a faz, energiza quem recebe. Atravessa o tempo e o espaço para atingir seu objetivo. 


Agora é com você! Escreva uma oração pessoal e espontânea. Cite-a nos comentários.