segunda-feira, 10 de abril de 2017

A oração na história e na minha vida.

A ORAÇÃO NA HISTÓRIA E NA MINHA VIDA.

A oração é uma forma de expressar “algo a mais” que vai além da vida normal. Essa maneira de falar, no geral, se dá como louvor, e é entendida como fortalecimento das forças vitais.
A outra maneira é a súplica, que tem como finalidade provocar as forças, para atingir o que se pretende.

Por isso, orar é exercitar uma força, que pode se manifestar como meditação silenciosa, liturgia solene como uma criação original ou uma imitação e ainda como o cumprimento de uma lei. O que se constata nas orações é que há, de um lado, a impotência humana, diante das circunstâncias da vida e, de outro, a onipotência e infinita bondade da divindade.


O ato de orar é entendido pelas religiões como a busca de uma energia que está além da realidade visível. As religiões tem Grande parte de suas ações fundamentadas na oração, uma prática que liga a vida humana ao sagrado.

Em todos os tempos e em todos os lugares do mundo, as pessoas procuraram se relacionar com algo maior além da matéria. Veja algumas dessas expressões:

ORAÇÃO DOS PATAGÕES: (grupo antigo de etnias ameríndias entre o Chile e Argentina).

O fabricante do mundo Velho de cima! Que alegria! Voltou à primavera! Obrigado, Pai! Foi-se embora o inverno.


ORAÇÃO DA POLINÉSIA: (Ilha de Bora Bora/ Polinésia).

Ó Grande Espírito no azul que te achas no azul central, que moras acima das estrelas, que nunca morres, que tens sua casa no sol, nós te invocamos, dá-nos a vida, nós te invocamos dá-nos a água de que necessitamos.


ORAÇÃO DE MANIKAVASHGAR: (Rigveda – livro sagrado hindu, séc. VIII a.C.:)
Só e abandonado estou, atormentado por sonhos e torturado como o verme, sobre o qual passeiam as formigas. Senhor, não me abandones! A mim, que devo ter medo de mim mesmo, se de ti estiver separado, assim como a dança do peixe miúdo, no meio do riacho sem água.  Meu Deus, não me abandones! Senhor, não desejo riquezas, nem família, nem saber. Se for de tua vontade, irei de transmigração em transmigração... Deixa, ao menos, que eu possa amar-te, sem esperar recompensa, com um puro amor, por amor.


ORAÇÃO DE MAOMÉ: (Islamismo *571 +632)

Deus é a luz dos céus e da terra. Sua luz é como um nicho onde se acha uma lâmpada. A lâmpada está contida no vaso transparente. E este é como astro brilhante. Seu óleo provém de uma oliveira abençoada, que não vem nem do oriente nem do acidente. Ela se acende com o contato de fogo.  Luz sobre a luz. Deus guia quem ele quer para a Sua Luz. Ele se exprime em símbolos para os homens. Ele é mesmo onisciente.  O homem que for fiel à oração pela manhã, depois da morte não esperará o dia seguinte para entrar no Paraíso. 


Agora é com você! Registre sua opinião nos comentários e enumere as respostas das questões.
1)     O que você achou mais interessante nessas orações?
2)     Que semelhanças existem entre elas?

Na Bíblia Sagrada existem muitas orações Inclusive a um livro composto somente de orações que são os Salmos. Neste livro, há orações para diferentes situações da vida.

Leia Salmo 23, Mateus 6, 9-13  e Lucas 1, 46-55. Caso você pertença à outra religião, leia uma oração ou mais feitas por sua religião. E caso você não pertença a uma religião, acesse o link https://www.ippb.org.br/textos/863-cinco-oracoes-celtas e leia a oração IV.

Registre sua opinião nos comentários e enumere as respostas das questões.
3)     Qual é a imagem de Deus, presente nessas orações?
4)     De que modo essas orações estão relacionados com a sociedade hoje?
5)     Você tem o costume de orar? Se responder sim, em quais circunstâncias costuma fazer isso? Se responder não, explique por que não o faz.
6)     O que você costuma falar quando se relaciona com Sagrado?

Nem sempre é fácil fazer uma oração, pois não sabemos o que dizer. Veja o que conta essa história.


           Tarde da noite, um pobre lavrador, no caminho de volta do mercado viu-se sem o livro de orações. A roda da carroça tinha se soltado justo no meio da floresta e ele estava aflito porque o dia ia se acabar sem que tivesse feito suas orações.
           Por isso, esta é a oração que ele fez: “Fiz coisa muito imprudente, Senhor. Esta manhã saí de casa sem meu livro de orações e minha memoria é tal que não consigo dizer uma única oração sem ele. Por isso, eis o que vou fazer: recitarei cinco vezes o alfabeto, bem devagar e o Senhor, que conhece todas as orações, poderá juntar as letras para formar as orações que não consigo lembrar”
           E o Senhor disse a seus anjos: “De todas as orações que ouvi hoje, essa foi, sem duvida, a melhor, porque veio de um coração simples e sincero”.

Referencia: MELLO, Anthony de. O enigma do Iluminado. São Paulo: Edições Loyola, p. 22.

Lembre-se:  A oração é uma atitude de humildade e sinceridade diante do Sagrado. Às vezes, não  se sabe o que falar, o importantes é manter uma postura de amor e confiança diante do Transcendente. Porque a oração tem a ver com os desafios e necessidades da vida.
A oração é uma força! Gratifica quem a faz, energiza quem recebe. Atravessa o tempo e o espaço para atingir seu objetivo. 


Agora é com você! Escreva uma oração pessoal e espontânea. Cite-a nos comentários.

140 comentários:

  1. 1-O fato de poder se comunicar com o transendente não importa a língua nem a religião. 2-A semelhansa é que fala de um ou mais Deuses e pede coisas boas 3-A imagem de uma pessoa boa, gentil,que se importa com os outros 4-De modo que é isso que as pessoas pedem hoje em dia 5-Sim,rezo antes de dormir e quando meus amigos e familiares estão precisando. 6-Rezo Ave Maria,Pai Nosso,e Creio Deus,muito obrigada pelo dia de hoje.abençoe minha vida.AMÉM! TURMA:163 ALUNA:Ana Carolina Borgonovo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a oração é:Deus, muito obrigada pelo dia de hoje.abençoe minha vida AMÉ

      Excluir
    2. João Felipe Oliveira Duarte 162

      1-a diferença de cada religião d se comunicar com o transcendente.
      2-que praticamente todas as religiões oram agradecendo e após pedindo algo
      3-a imagem de algo maior que nós(todo poderoso)
      4-porque o ser humano cada vez mais busca parecer a seu transcendente
      5-sim,principalmente quando eu quero agradecer ou pedir alguma coisa
      6-costumo falar sobre mim e as pessoas ao meu redor.



      ORAÇÃO: Senhor Deus,agradeço pelo dia de hoje,por tudo que você fez,faz e fara na minha vida e de todos aoo meu redor.Amém.

      Excluir
    3. João, obrigada pela sua cordial colaboração.

      Excluir
  2. Turma : 161 - Nome : Jamylle Barg

    1- O geito diferente de se comunicar com o transedente
    2- A semelhança é que todos pedem coisas boas e que todos tem um ou mais " deuses "
    3- A imagem de uma pessoa que podemos contar tudo para ela e quando não estamos bem rezamos conversamos com esse " deus " e ficanos melhor
    4- As pessias continuam rezando uma parte da população e também pedem o que as pessoas pedem nas orações " coisas boas "
    5-sim, rezo antes de dormir " para agradecer o dia " antes das provas e quando eu ou putra pessoa esta passando por um momento dificil
    6- Rezo Ave Maria , Pai Nosso , Creio em Deus Pai , Salve Rainha e Anjinho da Quarda

    ResponderExcluir
  3. Oração

    Deus Pai de bondade, vós nos dais o exemplo dos santos para que imitando-os na terra, possamos chegar um dia às alegrias do céu. Dai-me, vos peço, por intercessão de Santa Rita de Cássia, padroeira dos casos desesperados e impossíveis, que tanto vos amou nesta vida, as graças que tão ardentemente vos suplico...

    ResponderExcluir
  4. Nome:Gabriel Gartner Eccel
    Turma:161
    1) Eu gostei da oração de MANI KAVASHGAR ,ele diz que tem medo,mas, pede para Deus não abandoná-lo.
    2)Todos falam de deuses.
    3)Uma divindade grande e bondosa.
    4)Construções,crenças e guerras.
    5)Antes de dormir e na igreja.
    6)Que minha cachorra,a Cacau,viva bastante.
    ORAÇÃO:Obrigado senhor,por minha família, minha casa, minha comida AMÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pela sua cordial colaboração e que belo você orar ela Cacau.

      Excluir
  5. ALUNO:Gabriel Henrique Tonelli Ristow
    TURMA:161

    1-A semelhança entre elas.
    2-Todas elas se comunicam com o transcedente através de pedidos e agradecimentos.
    3-A imagem de um ser grandioso poderoso e bondoso.
    4-Estão relacionadas com o jeito de viver e conviver na sociedade dos dias de hoje.
    5-Sim eu costumo orar todos os dias na hora do almoço e na hora de dormir. E alguns finais de semana eu vou a igreja
    6-Eu costumo agradecer o dia de hoje e pedir que o dia de amanhã seja cheio de conquistas

    ResponderExcluir
  6. ORAÇÃO:Venha a nós jesus, você é nosso convidado, e tudo que você nos dá seja abençoado.AMÉM!

    ResponderExcluir
  7. Aluna:Diana Amorim Martinez
    Turma:161

    Respostas:

    1)O que mais me interessou nessas orações é que são humildes, e do coração.
    2)As semelhanças entre elas é que todos entram em contato com o seu transcedente para agradecer, pedir, entre outros. E são humildes ao orar, pois não pedem dinheiro, nem fama, e sim a benção e para eles (transcedente e a pessoa que esta orando) estarem sempre unidos.
    3) A imagem de Deus nessas orações é de um homem poderoso, bondoso e verdadeiro que nele podemos confiar, que ajuda as pessoas pobres, humildes e verdadeiras e que derrota todos os seus inimigos, pessoas maldosas de grande cargo(reis, ricos, entre outros).
    4) Estão relacionadas nas pessoas, no jeito de conviver, de ser grato por tudo que Deus no deu e o que temos, na nossa fé, nas nossas orações, no nosso comportamento, etc.
    5) Sim, antes de dormir oro o pai nosso, a oração que minha mãe criou, que sempre rezo e agradeço por tudo que Deus nos deu. Além disso frequento a igreja quando tem culto, e no ensino confirmatório que frequento todas as quintas ou quando tem um evento que os confirmandos deverão participar. Quando vou a igreja antes de sentar faço um breve agradecimento. No ensino confirmatório e nos cultos oramos o pai nosso e agradecemos a Deus e nos cultos também cantamos.
    6) Eu agradeço, oro pelo bem de pessoas que estão em situações difíceis quando fico sabendo, faço minhas orações (agradecimentos,pedidos,etc) e o pai nosso.

    Oração que faço após rezar:

    Senhor abençoe a nossa família,abençoe a nossa casa, abençoe a nossa vida, a nossa mente e o nosso coração, assim como nós te pedimos para que o Senhor abençoe todas as famílias do mundo, principalmente as pessoas que sofrem, amém!

    Outra oração:

    E também agradeço pela nossa vida, pela minha família, a minha casa, por tudo que Deus criou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas belas respostas as questões.
      Obrigada pelo seu comprometimento.

      Excluir
  8. 1- Que todos não importando a religião tem seu jeito de se comunicar com o Transcendente.
    2- Todos se comunicam com o seu Transcendente agradecendo-o.
    3- Eles mostram Deus como uma pessoa boa e grandiosa.
    4- São relacionados ao modo de como vivemos.
    5- Sim, todos os dias eu rezo, pois acho que é por Deus que tudo existe hoje, e só tenho o que agradecê-lo pois minha vida está ótima, peço que continue assim.
    6- Eu o agradeço por tudo, peço perdão de meus pecados, que minha família e eu tenhamos muita saúde, que é o anjinho da guarda sempre me protega e os outros também.

    ORAÇÃO: Deus agradeço por tudo que você me proporcionou e me proporciona nesta vida. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, obrigada pela belas respostas e pela sua colaboração.

      Excluir
  9. Sophia Helfenstein 163

    1.Eu achei interessante o fato de todos se comunicarem com o transcendente não importando a língua em que falam.

    2.A semelhança é que todos se comunicam som um determinado transcendente.

    3.A imagem de Deus é um Ser Supremo,O criador de tudo,quem nos protege e quem sempre está com nós

    4.Que oramos nos momentos difíceise também oramos para agradecer

    5.Sim,eu oro todos os dias,geralmente a noite antes de dormir - peço e também agradeço por tudo que tenho

    6.Costumo agradecer e também costumo pedir coisas

    ORAÇÃO :
    Querido Deus te agradeço por tudo que tenho e também peço muita saúde,felicidade,paz e tudo de bom Amén

    ResponderExcluir
  10. Nome: Emanueli Steingräber
    Turma: 162

    1- Eu achei mais interessante nessas orações o fato de que cada pessoa, religião tem seu jeito de se comunicar com o Transcendente.
    2- As semelhanças são : todos se comunicam com o Transcendente, independente da religião, e pedem as coisas á ele.
    3- A imagem de Deus presente nessas orações é de algo grandioso, bom, que realiza o que os seus "seguidores" pedem.
    4- As orações estão relacionadas com os pedidos que as pessoas fazem, como para algo acontecer, por exemplo. A sociedade ora para o seu Transcendente realizar o seu "desejo".
    5- Sim, eu costumo fazer isso todo dia, tanto para agradecer como para fazer algum pedido á Ele.
    6- Eu costumo falar, "Deus obrigada por este dia, por você sempre cuidar de mim e da minha família, que amanhã seja um dia bom, etc..".


    Oração: Obrigada Deus por mais um dia de vida, que estás cuidando de mim e da minha família, que amanhã seja um ótimo dia, coloca ao meu lado somente quem tu queres, que cada vez eu e conheça mais e mais sobre ti... Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanueli, agradeço pela sua cordial colaboração e pelas excelentes respostas.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Aluno-Fernando Machado cercal
    Turma 162

    1-Todas as orações tem o proposito de comunicar-se com o trascendente,para pedir ajuda,proteção,e dizer como ele é bom.

    2-Todos agradecem o transcendente.

    3-A imagem de Deus é que ele é dono de todas as coisa,o nosso criador e que ele nos ajuda.

    4-Esta relaciona na maneira que vivemos,que oramos quando estamos com dificuldades.

    5-sim,quando vou dormir,quando estou com dificuldades e para agradecer por tudo que tenho,vida roupas,comida.

    6-costumo dizer que ele é o criador de tudo e que ele vai nos ajudar.

    Oração-
    Pai, agradeço por tudo,pela roupa que visto,pelo comida que como,pai nos ajuda nesse momento,as coisas não estão fáceis, mas sei que com você tudo podemos

    Aluno-Fernando Machado cercal
    Turma 162

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fernando pela sua cordial colaboração e comprometimento.

      Excluir
  13. ALUNA:Gabriela Hort
    TURMA:162
    1-Eu achei interessante nessas orações como cada pessoa ou religião se comunica com o seu Transcedente.E algumas semelhanças que existem entre elas.
    2-As semelhanças que existem entre elas são:como cada pessoa faz os seus pedidos,como cada um agradece e se comunicam com o seu Deus.
    3-A imagem de Deus nessas orações é de alguém poderoso,grandioso,bondoso,em que as pessoas podem adorá-lo e que ajuda as pessoas.
    4-Essas orações estão relacionadas com a sociedade hoje na forma de convivência,no modo de vida,de ter gratidão,nos nossos comportamentos,na nossa fé,etc.
    5-Sim,tenho costume de orar.Eu,junto com meus pais e minha irmã oro antes de dormir,antes de almoçar,e quando quero pedir ou agradecer algo para Deus todos os dias,
    6- Quando me comunico com o Sagrado agradeço ele pelo ótimo dia que tive,pela minha vida,pela minha família,pela escola e pelos estudos,pelos meus amigos e pela minha casa, e que eu tenha um dia abençoado amanhã.

    ORAÇÃO: Querido Deus obrigada pelo dia que tive hoje.Quero te pedir um dia abençoado amanhã,abençoa a vida de todos os meus familiares,amigos e amigas,me dê paz,saúde,amor,carinho,e tudo o que tu tens de bom.Me dê uma noite de paz e sono tranquilo.AMÉM!

    ResponderExcluir
  14. ALUNA:Isabela Hort
    TURMA:162

    1-O mais interessante como cada religião se comunica com seu transcendente.
    2-A semelhança é que todas as religiões se comunicam e pedem coisas a seu transcendentes.
    3-A imagem de Deus é de algo bondoso, poderoso, sábio e que ajuda todos.
    4-As orações estão relacionas ao modo de viver.
    5-Sim, eu oro todos os dias para agradecer por tudo que tenho até hoje.
    6-Eu costumo pedir o que desejo e agradeço por ter saúde e uma família muito feliz.

    ORAÇÃO:Deus obrigado por eu ter saúde, pela minha família e amigos que eu amo muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluna:Gabriela de Almeida
      Série:162
      1:Todas as orações são feitas a um Senhor supremo.
      2:Essas orações são feitas a um Deus que é bondoso e amoroso e acreditam que serão ouvidas.
      3:Um Deus de confiança e amor que todas as bênçãos que precisamos podemos ter certeza que serão concedidas.
      4:Estão relacionadas ao modo de como vivemos nos dias de Hoje.
      5:Sim faço minhas orações a noite.
      6:Agradeço a Deus pelas minhas bênçãos pela minha vida e da minha família.



      Minha Oração: Deus muito obrigado pela minha vida e pela minha família, e por onde eu andar me proteja sempre Amém.

      Excluir
    2. Gabriela, agradeço pela sua cordial colaboração.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aluno:Arthur Vinicius Ferreira
      Serie:162
      1:as oraçoes sao feitas para se comunicar com um ser supremo que esta entre nós
      2:elas sao feitas para agradecer a um ser maior
      3:um ser estraordinario amoroso e que podemos ter confiança nele
      4:de como nós estamos vivendo atualmente seja de modo bom ou ruim
      5:sim.Quando estou triste
      6:agradeçer a deus por tudo oq ele fez por mim

      Excluir
  16. ainda Arthur:(ORAÇÃO)
    :deus obrigado por fazer tudo que voce fes na minha vida e na da minha familia,quero que voce me abençoe sempre que eu estiver vivo

    ResponderExcluir
  17. NOME: Guilherme Bononomi Santiago
    TURMA: 163

    1- Eu achei mais interessante que cada religião busca entrar em contato com o transcendente.

    2 - A semelhança é que cada religião busca entrar em contato com o transcendente por meio de orações e rituais.

    3 - A imagem de Deus é imagem de um ser supremo,onipresente e poderoso.

    4 - É uma relação de pedidos, devoção e principalmente agradecimento.

    5 - Sim tenho costume de orar. Eu rezo para que jesus me ajude.

    6 - Obrigado eu por ter amigos, minha família e por eu ter mais um dia de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme faltou sua oração pessoal e espontânea.
      Obrigada pela colaboração.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. ALUNA:Gabriela Fornasa Cardoso.
    TURMA:161.
    SÉRIE:6*ANO.
    1)Eu achei interessante como eles se comunicavam com os seus Transcendentes, cada religião do seu jeito.

    2)As semelhanças são, que, eles pediam coisas para os seus Transcendentes, agradeciam e de como eles se expressavam.

    3)A imagem é de um Deus soberano, no qual, podemos confiar, pedir ajuda, falar com ele em pensamentos e pedir perdão por nossa falhas.

    4)Mesmo depois de tantos anos que essas orações foram feitas, nos dias de hoje, fazemos as orações para fazer agradecimentos, pedidos de ajuda, para Deus nos mostrar o caminho correto a seguir.

    5)Sim, eu faço as minhas orações antes de dormir, com a minha mãe.

    6)Quando eu me relaciono com o Sagrado, faço agradecimentos pela minha vida, pela minha família e pedidos para o nosso dia a dia.

    ORAÇÃO:Boa noite, Papai do Céu, obrigada por mais esse dia, vem proteger a Gabriela, a Mamãe, o Papai, as Vovós, os Vovôs, nos dando bastante Saúde, Paz, Proteção e Muitas Bençãos, em nome de Jesus, Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas as suas respostas e obrigada pela cordial colaboração.

      Excluir
  21. NOME:ERIC MARTINS
    TURMA:163

    1) TODOS SE COMUNICAM COM SEU TRANSCENDENTE.
    2) ELES USAM FORMAS DIFERENTES MAS COM MESMO OBJETIVO.
    3) A IMAGEM QUE DEUS É ÚNICO, SÓ ELE QUEM NOS SALVA.
    4) AS ORAÇÕES SÃO ATE HOJE USADAS PARA O MESMO OBJETIVO.
    5) SIM. FAÇO MINHAS ORAÇÕES SEMPRE QUE PRECISO CONVERSAR COM DEUS.
    6) AGRADEÇO PELA MINHA VIDA, PELA MINHA FAMÍLIA E PELA MINHA SAÚDE.

    ORAÇÃO.
    SENHOR, EU TE AGRADEÇO POR TUDO DE BOM QUE O SENHOR COLOCA EM MINHA VIDA. MINHA SAÚDE E DA MINHA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  22. Nome:Isadora
    turma: 163

    1) Que todos se comunicam com o seu Transcedente.

    2) Eles pedem coisas boas e falam com um ou mais Deuses.

    3) Uma pessoa que sempre está ao nosso lado, poderoso.

    4) Oramos para a agradecer ao dia e para pedir coisas melhores para quem está nas piores horas...

    5) Sim todos os dias... agradecer ao meu dia, as coisas que tenho e tudo e melhor para mim e minha família.

    6) Rezo as orações e agradeço por tudo.


    ORAÇÂO: Senhor, hj e sempre só tenho a te agradecer pelo o que o Senhor me proporcionou. Sempre proteja a mim a minha família e meus amigos. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Nome: Arthur Pavesi
    Turma: 163

    1) Que todos se comunicam com o seu Transcedente.

    2) Eles pedem coisas boas e falam com um ou mais Deuses.

    3) Um ser maior que sempre estará do nosso lado se nós respeitarmos as lições religiosas, como os 10 mandamentos na igreja católica, e participarmos de louvores como a missa...

    4) Oramos para agradecer o que aconteceu de bom e para pedir proteção e ajuda

    5) Praticamente todos os dias para agradecer o que aconteceu de bom e pedir proteção...

    6) Agradecer por tudo de bom que aconteceu.

    ORAÇÃO: AGRADEÇO SENHOR PELO MEU DIA, E QUE ME DAI FORÇAS PARA SEGUIR PARA O PRÓXIMO SEM OLHAR PARA TRÁS, AMÉM!

    ResponderExcluir
  24. Aluna:Gabriela Baumgartner Bluning
    Turma:162
    1) Que todos se comunicam com seu transcendente.
    2) Eles pedem coisas boas e falam com mais Deuses.
    3) Deus um ser supremo que está sempre ao nosso lado.
    4) Oramos para agradecer o ato bom no nosso dia, pedir proteção, e ajuda.
    5) Praticamente todos os dias, para agradecer tudo de bom que aconteceu de bom e pedir ajuda e proteção.
    6) Agradecer por tudo de bom queaconteceu.

    ORAÇÃO: AGRADEÇO A DEUS POR ESSE DIA MARAVILHOSO, QUERO PEDIR SAÚDE PARA MIM MEUS FAMILIARES E AMIGOS, OBRIGADO POR TUDO AMÉM

    ResponderExcluir
  25. Nome:Clara Malossi

    1=todos eles se comunicam com seus transcendentes.

    2=eles estão pedindo o bem.

    3=alguém que nos ajuda a escolher o caminho da luz.

    4=eles pediam o bem em suas orações e nós também.

    5=sim,eu fasso catequese e a catequista ensina a orar todo dia.

    6=para ele proteger quem eu amo.

    ORAÇÃO:agradeço por ter comida na mesa todos os dias,por ter minha família,e desejo o bem para todos.

    ResponderExcluir
  26. SARAH PÖPPER CRISPIM - 162
    1- TODOS PEDEM E AGRADECEM AO SEU DEUS.
    2- TODOS ACREDITAM EM UM SER SUPERIOR
    3- UM DEUS QUE AJUDA NAS HORAS DIFÍCEIS, QUE DÁ FORÇA QUANDO PEDIMOS, DÁ SABEDORIA E NOS PROTEGE.
    4- MESMO A BÍBLIA SENDO ESCRITA A MAIS DE 2 MIL ANOS, AINDA É MUITO LIDA E TRAZ MUITOS ENSINAMENTOS.
    5- SIM, REZAMOS ANTES DE COMER, ANTES DE DORMIR, QUANDO PEDIMOS BENÇÃO PARA ALGUÉM, QUANDO VIAJAMOS...
    6- PEÇO SAÚDE PARA MIM E TODA A MINHA FAMÍLIA.
    ORAÇÃO:
    SENHOR, EU VOS PEÇO PERDÃO POR TODOS OS MEUS PECADOS. DÁ-ME FÉ E SABEDORIA PARA ENFRENTAR OS MOMENTOS DIFÍCEIS. PEÇO SAÚDE PARA MIM, MINHA FAMÍLIA. TAMBÉM PEÇO QUE HAJA PAZ NESTE MUNDO TÃO BELO QUE FIZESTE PARA NÓS.
    AMÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, obrigada pelo comprometimento e sua cordial colaboração.

      Excluir
  27. 1 - Os meios diferentes de se comunicar com Deus.
    2 - Todas as orações são feitas para tentar se comunicar com Deus
    3 - Que Deus é uma pessoa/algo bom, pode nos dar alguma coisa que pedimos.
    4 - Tanto antigamente quanto hoje em dia, oramos mais para pedir proteções, e menos para agradecer o que temos de bom....
    5 - Sim, as vezes oro, para pedir ou agradecer por algo, geralmente a noite, quando vou deitar.
    6 - Costumo pedir para algo melhorar, ou agradecer algo que Deus me deu, como a boa saúde por exemplo e coisas boas da vida.

    Oração: Deus queria lhe agradecer por tudo em minha vida, por ter comida na mesa, por ter água para beber, por termos liberdade em nossa família, saúde e vivermos em paz. Que outras crianças possam ter isso também. Amém


    Aluno: João Vitor Zanon Turma: 161

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas as suas respostas e obrigada pela cordial colaboração.

      Excluir
  28. Aluno – Guilherme Boos
    Turma – 161
    1- Quase todos eles falam sobre o céu e o sol
    2- Quase todos eles falam =sobre o céu e o sol
    3- Grandioso e Poderoso
    4- Na forma da sociedade viver
    5- Sim, todos os dias antes de dormir
    6- Agradecer e pedir bênçãos a nossa família
    Oração – Ó Deus, venho agradecer que tenha comida na mesa, que temos uma boa saúde e estudamos em uma ótima escola, Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome-natalie k.f.pereira

      1-eles falam sobre os diferentes tipos de deuses,culturas, respeito e amor próprio

      U2-eles falam sobre transcendentes e os meios de se comunicar com os transcendentes,falam de amor , não pedem coisas materiais só ulmildade,​respeito e muito agradecimento por tudo

      3-que Deus é o todo poderoso,que devemos tudo a ele que ele nos deu tudo o que temos, e q ele é muito ulmildade e paciênte com todos que nele acredita

      4-que a sociedade hoje em dia é muito apegada a coisas materiais que temos q ter mais dignidade, respeito e amor a todos.

      5-Sim as vezes depois do almoço e antes de dormir e quando preciso de forças moral

      6-peço esperansa,paz,saude e forças para me levantar todos os dias

      Minha oração:

      Deus por favor me dê saúde e a toda a minha família me dê segurança,e paz e esperança em meu coração , amém...🙏

      Excluir
    2. Ótimas respostas e obrigada pela cordial colaboração.

      Excluir
  29. João Henrique 162

    1 A visão transmitida de deus e da condição humana nas diferentes culturas

    2 Que em todas as orações o trancedente é muito poderios e o orador precisa muito dele

    3 É a imagem de deus como justo , humilde , e bondoso

    4 A sociedade de hoje nessecita confiar em Deus como nessas orações

    5 sim

    6 todo dia a noite antes de dormir

    7 rezo o pai nosso

    Oração: obrigado deus pela ótima vida que eu tenho pelas situações de preocupação que vc me ajudou e que minha fé seja cada vez maior amém

    ResponderExcluir
  30. Aluno-Luis Felipe Uller
    Turma-163

    1)Achei interessante que nas orações de cada povo, existem características de necessidades voltadas a sua região.

    2)Independente de qual seja, todas as religiões adoram algum Deus.

    3)Um Deus poderoso.

    4)Na sociedade de hoje continuamos acreditando no poder da oração.

    5)Sim. Quando eu me sinto inseguro e quando quero agradecer a Deus.

    6)Isso depende da situação pela qual estou orando

    Oração: obrigado Deus pelo dia de hoje. Coloca essa noite na suas mãos. E peço que me guarde no dia de amanhã. Amém.

    ResponderExcluir
  31. Rafaela Heinig 162
    ✍������✍��
    1- Que Deus está em todas as orações.
    2-Que todos pedem proteção à vários Deus, e pedem coisas boas���� .
    3- Que Deus é um ser maravilhoso, cheio de bondade e amor.
    4- Continuamos a pedir e agradecer nas orações .
    5- Sim. Em família agradecemos todos no almoço. E a noite faço minha oração desde que aprendi.
    6- Agradeço sim, todos os dias a Deus.
    Oração :Que a cruz sagrada seja minha luz , não seja o dragão meu guia, retirate satanás é o nal que tu me ofereces ,beba tu mesmo teu veneno.Em nome de Jesus amém ��������

    ResponderExcluir
  32. aluna-Hannah Marina Appel Gohr
    turma-162

    1-Que cada povo tem seu jeito próprio de se comunicar com Deus.
    2-Todas citam Deus nas orações.
    3-Como o Pai de todos, o Salvador e Criador do mundo.
    4-De modo que hoje ainda acreditamos em um Salvador e temos fé e rezamos.
    5-Sim. Na igreja, antes de dormir e em momentos desesperadores.
    6-Algumas orações decoradas e outras palavras de agradecimento ou de ajuda.
    Oração-Deus agradeço pelo dia de hoje e espero que amanhã seja tão bom quanto os já vividos.

    ResponderExcluir
  33. Gabriella Gohr 163

    1 Que cada religião tem o seu jeito de se comunicar com o trancedente
    2 A semelhança é que todas pedem coisas boas e todos falam com um ou mais deuses.
    3 A imagem de um ser poderoso e bondoso.
    4 Estão relacionadas nos modos que vivemos nos dias de hoje.
    5 Sim,rezo geralmente antes de dormir e quando alguém está precisando.
    6 Rezo,Ave Maria,Pai Nosso,Creio e também agradeço pelo oque tenho

    Oração:obrigado Deus pelo meu dia,e que de saúde,paz e segurança para toda minha família.Amém

    ResponderExcluir
  34. Heloisa 163
    1 Que todas as religiões se comunicam do seu jeito
    2 A semelhança é que todas falam com um ou mais deuses e pedem coisas boas
    3 A imagem de um ser grandioso e bondoso
    4 Está relacionado ao modo em que vivemos
    5 Rezo Antes de dormir e quando alguém precisa
    6 Rezo Ave Maria , Pai Nosso e agradeço


    Oração:Senhor,obrigado pelo meu dia, de saúde ,segurança, paz e amor para mim e para minha familia.Amém.

    ResponderExcluir
  35. Aluno: Aloisio Dalcegio Junior
    Turma:163

    1) Os diferentes jeitos que cada religião tem de se comunicar com seu trancedente;

    2) Cada religião tem seu deus;

    3) Passa a imagem de alguém que podemos contar a qualquer momento e para qualquer coisa;

    4) Estão relacionadas no modo em que vivemos hoje em dia;

    5) Sim, quando vou dormir, ou ates de uma prova;

    6) Rezo Ave Maria, Pai Nosso e o Creio.

    ORAÇÂO: Obrigado meu Deus, por toda saúde que eu tenho e pela segurança que tu me passas quando vou dormir... Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita correta é TRANSCENDENTE.
      Obrigada pela cordial colaboração.

      Excluir
  36. Nome-Giovana Elias da Luz
    Turma-162

    1-O que eu achei interessante é que todos eles se comunicavam com seus transcendentes;

    2-A semelhança era que todos pediam o bem ;

    3-A imagem de Deus é que tem alguém para nos mostrar o caminho certo da luz;

    4-A relação é que em suas orações eles pediam o bem de todos;


    5-Eu vou a igreja e os pastores falam que devemos orar todos os dias;

    6-O que eu falo é que eles protejam minha família;

    Oração-agradeço por ter família comida todos os dias na minha messa e que cuide de mim.

    ResponderExcluir
  37. Nome:Rafaelly Carla dos Santos de Ferreira
    Turma:163
    1-Todos se comunicam com o transcendente.
    2-A relação é que em todas as orações eles se comunicam com o transcendente e pediam algo.
    3-Nas orações Deus representa um ser maior.
    4-Que hoje em dia eles pedem coisas parecidas ao ser maior.
    5-Oro de manhã,quando almoço e ao anoitecer.
    6-Oro quando vou pedir algo, oro Pai Nosso,agradeço pelo o que tenho e agradeço pela minha família.
    ORAÇÃO:
    Meu Deus eu te agradeço por mais um dia maravilhoso, por mais um dia de hoje,pela a minha família e amigos, pelo alimento sobre a minha mesa, por todas as coisas que o Senhor me deu e pela a minha saúde. Amém

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. ALUNO:Mateus Schoeler
    TURMA:161

    1)Achei interessante como eles se comunicam com o Transcendente.
    2)Que todos pedem proteção e pedem algo.
    3)A imagem é de alguém grandioso,bondoso e poderoso.
    4)As orações estão relacionadas com a fé e nossa convivência.
    5)Sim, normalmente rezo ao fim do dia, mas quando tem alguma ocasião importante eu rezo antes também.
    6)Eu costumo agradecer a meu dia e que o outro seja cada vez melhor.
    ORAÇÃO:Meu Deus, obrigado pelo dia de hoje, por você estar me iluminando e me protegendo, peço que você abençoe minha família e amigos. Muito obrigado por tudo! AMÉM!

    ResponderExcluir
  40. Aluna: Isabella Passos
    Turma: 163

    1-como eles se comunicam com o transcendente
    2-que todos pedem coisas boas
    3-a imagem mostra algo poderoso, amigo
    4-estão relacionadas ao modo que vivemos hoje em dia
    5-sim,rezo sempre antes de dormir e quando preciso de algo muito importante
    6-pesso a deus que proteja minha família amigos e tudo de bom

    ORAÇÃO: senhor meu deus todo poderoso, obrigado por mais um dia de vida por eu ter uma casa, família, amigos, comida um colégio bom pra estudar protege minha família e meus amigos de todo mal, perdoa todos os meus pecados e perdoarei todos que me ofenderam machucaram. Amém

    ResponderExcluir
  41. Aluna: Julia Laurindo Vieira- Turma 163
    Respostas:
    1: Que todas as orações falam sobre um Deus.
    2: Que nelas as pessoas agradecem e pedem alguma graça.
    3: Que Deus é um Salvador.
    4: Para acreditarmos em Deus.
    5: Quando estou indo dormir e quando acordo.
    6: Eu agradeço a Deus, por tudo.
    Oração: Obrigada Senhor, por tudo que o Senhor faz por nós, protegendo sempre, a todos nós.

    ResponderExcluir
  42. Silvia Emanuelle Melo
    163
    1.Que todos se comunicam com seu transcendente do seu jeito.
    2.A semelhança é que todos pedem coisas boas e se comunicam com um ou mais deuses.
    3.A imagem dele é o ser maior ,que nos criou,nos proteje e sempre esta conosco.
    4.Para agradecer por algo que acontece conosco,como uma ajuda.
    5.Sim,todas as noites antes de dormir.
    6.Para agradecer ou para pedia algo a ele
    ORAÇÃO:Deus,obrigada por mais um dia ,por tudo que você fez por mim hoje,obrigada por ter comida na mesa todos os dias,obrigada pela minha saúde a da minha família e dos meus amigos,e obrigada por estar comigo sempre que eu preciso,Amem.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick Lindolfo Motta Petermann
      Turma

      1- o jeito diferente que cada religião usa para se comunicar com um Deus maior.

      2-a semelhança e que pedem coisas para o bem .

      3- de um Deus cheio de amor e que perdoa a todos.

      4- esta relacionada com o José de amar o próximo.

      5- rezo antes de dormir, vou sempre a missa e antes de situações difíceis.

      6- agradeço a Deus pela minha vida e por tudo que me deu.

      Oração: obrigado Senhor por tudo que vc me deu, abençoe cada um de minha família, cada amigo cada pessoa que faz parte da minha vida... de saúde e fe

      Excluir
    2. Patrick Lindolfo Motta Petermann
      Turma 163

      Excluir
  44. Nome: Beatriz Lopes Duarte
    Turma: 163
    1. Todos se comunicam com seu Transcendente, independente da língua ou religião.
    2. Todas as religiões se comunicam com seu Transcendente através de pedidos e agradecimentos.
    3. Deus representa uma imagem grandiosa e bondosa.
    4. Estão relacionadas com os pedidos. A sociedade ora para seu Transcendente realizar seus desejos, para coisas boas acontecerem.
    5. Sim, costumo orar. Para agradecer, para desejar e oro também quando eu ou outras pessoas estão passando por dificuldades.
    6. Costumo agradecer, perdoar e pedir o que desejo.

    Oração: Obrigada Deus, por mais um dia de vida, obrigada Deus, por cuidar de mim e da minha família, AMÉM.

    ResponderExcluir
  45. Nome:Luiz Eduardo Lana Benvenuti
    Turma:163

    1-Todos tem um jeito diferente de se comunicar com o Trancedente
    2-Todos acreditam em algo maior
    3-Representa uma imagem boa,grandiosa
    4-Esta relacionado a nossas ora orações e nossos pedidos a Deus no nosso dia a dia
    5-Sim costumo a horar.Para agradecer oro por pessoas se elas não estão bem
    6-Agradeço peço perdão se fiz algo errado

    Oração:Obrigado Senhor por me conceder mais um dia de vida com saúde amor e paz .AMÉM.

    ResponderExcluir
  46. Aluna: Júlia Fischer
    163
    1- os meios diferentes de se comunicar com deus
    2- todos acreditam em um deus
    3- alguém que nos ajuda a escolher o caminho da luz
    4- oramos para agradecer o ato bom no nosso dia, pedir proteção e ajuda para seu deus
    5- sim, toda a noite agradeço por mais um dia
    6- rezo algumas orações e agradeço por tudo
    ORAÇÃO: Jesus nas tuas mãos estendidas em minha direção, depósito a minha vida, e concedo a ti meu Senhor plena liberdade de dispor de mim segundo a tua vontade.
    Doí-me, apenas a graça da felicidade total até o último instante da minha vida e serei eternamente grato a ti Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  47. Miguel Carminati 163
    1-Todos os povos tem um jeito diferente de se comunicar com o Trancendente
    2-Todas as religioes se comunicam com seu Trancendentes,atraves de pedidoS,rezando e acreditam em algo maior
    3-Deus representa uma ``participacao``, bondosa e grandiosa
    4-Isso esta relacionado a aos pedidos a deus as oracoes
    ao decorrer do dia a dia
    5-Sim costumo orar antes de almocar e antes de dormir dedico minhas oracoes para mnha familia e pessoas doentes e familiares que ja estao falecidos.
    6-agradeco sempre admito meus erros sempre peco perdao se fiz algo de errado, e sempre peco a bencao para meu pai e minha mae

    ORACAO-
    COM DEUS ME DEITO COM DEUS ME LEVANTO COM A GRACA DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO,
    DEUS PROTEJA MEUS AMIGOS, FAMILIA E OBRIGADO POR MAIS UM DIA DE VIDA AMEM...

    ResponderExcluir
  48. Iago Dadam Oliari
    turma 163
    1- cada um tem um jeito de se comunicar com deus
    2 - todos acreditam em Deus e fazem seus pedidos através das orações, pedidos e agardecimentos.
    3 - Deus é o salvador, o poder maior que nos guia nos caminhos.
    4 - Oramos para agradecer a vida e pedir proteção
    5 -tenho o abito de orar antes de dormir.
    6 - Agradeço pelo dia que tive e faço alguns pedidos.

    ORAÇÃO
    Agradeço a ti Deus, pelo dia maravilhoso, pela comida, pelos meus amigos, família e escola. Venho agradecer pela saúde e por tudo que tenho. Amém!

    ResponderExcluir
  49. Aluna: Luana H. Staroski
    Turma: 163
    Respostas:
    1. Maneiras diferentes de se comunicar com o Transcedente.
    2. Todos falam de Deuses.
    3. Uma divindade grande e bondosa.
    4. Estão relacionados com jeito de viver e conviver na sociedade de hoje em dia.
    5. Sim, eu tenho o costume de orar todos os dias. Quando acordo e antes de dormir. Sempre vou aos cultos nos finais de semana.
    6. Senhor, obrigado por este dia, obrigado por tudo. Espero que amanhã seja um ótimo dia, e que de tudo certo. Peço a ti que meu vô melhore, assim também como todas as pessoa precisam de ti, que estejas ao lado de cada uma. Obrigado por me ouvir, Amém.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou responder a questão 06.
      Obrigada pela cordial colaboração.

      Excluir
  50. Nome: Iasmim Haverroth
    Turma:163
    1: O modo deles se comunicarem com o trancendente.
    2: Que todos falam de Deus.
    3: Um homem bondoso, etc...
    4: Do modo em que também acreditamos em um Deus supremo.
    5: Sim, rezo de noite.
    6: ORAÇÃO: Senhor, cuide de mim e todos os meus familiares. Que eu seja eternamente grata pelo teu amor e proteção, amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iasmim, na questão 03 a forma correta de manifestar ou expressar seria o Transcendente, Ser supremo e não HOMEM BONDOSO. Faltou responder a questão 06.
      Obrigada pela cordial colaboração.

      Excluir
  51. JOÃO GUILHERME PAVESI
    TURMA:161
    1)Achei interessante os deuses deles e como se comunicam com eles
    2)Que todos se comunicam com seu deus e todos tem um deus
    3)Sim,a diversas e podemos encontrar nos salmos
    4)A imagem de deus nessas orações é importante para eles porque traz a proteção e de ajuda
    5)Sim.De manhã ao ir para o colégio, antes de almoçar e antes de dormir
    6)Costumo agradecer, pedir proteção e que ilumine minha família e meus amigos
    ORAÇÃO:Senhor, obrigado por esse dia e por tudo que fez por mim e pelos meus familiares, pelo carinho e pela proteção. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, não entendi a sua resposta da questão 03.
      Poderias reformulá-la.
      Obrigada pela cordial colaboração.

      Excluir
  52. Aluno: Rafael Rohling Eckert
    Turma: 161

    1) Povos de diferentes épocas, regiões e costumes se voltam para algo bem maior do que eles. Algo que acreditam mesmo sem ver.

    2) Que todas as orações são uma forma de comunicação com o transcendente independente da religião. Todos enaltecem um ser superior em quem acreditam e de quem dependem.

    3) A imagem de Deus presente nas orações é de alguém poderoso, protetor e justo com aqueles que "Dele" precisam.

    4) Quando as dificuldades aparecem e apertam muitos se voltam para Deus por necessidade, porém, quando está tudo bem esquecem e "pensam" que não precisam de Deus.

    5) Tenho o costume de orar toda manhã (antes de ir à escola) e as vezes de noite. Nos finais de semana vou a missa com minha família.

    6) Costumo rezar o Pai Nosso, Ave Maria, Santo Anjo, Anjinho da Guarda e mais algumas orações. As vezes faço uma oração espontânea para que Deus cuide da minha família, dos meus amigos e agradeço por tudo que tenho e pelo dia que tive.

    Oração: Obrigado Deus por ter uma família e pelo dia lindo, quero pedir perdão por todo o mal que fiz pelo irmão que magoei, peço que meus amigos sejam amigos de verdade e que estejam sempre bem. Amém.

    ResponderExcluir
  53. Turma:161 Nome: Erick Maestri de Souza
    1-O que eu achei mais interesante foi o jeito que eles falam com Deus.
    2-A semelhança entre elas é que todas são para um Deus.
    3-A imagem de um homem bom, poderoso , amoroso e que nos faz bem.
    4-As orações estão relacionadas hoje em dia porque ainda há pessoas que rezam para pedir ou agradecer.
    5-Sim, antes de dormir ou as vezes de manhã com a minha avó.
    6-Costumo agradecer ou pedir coisas a ele.
    7-Deus e divino Espírito santo,obrigado pelo dia de hoje, por proteger minha família e por me ajudar nos estudos,peço que: não falte comida e casa para ninguém,que o mundo fique um lugar melhor e que pessoas parem de fazer o mal.

    ResponderExcluir
  54. Isabela Berto
    Turma 161

    1-Achei interessante como se comunicam com o Transcendente.

    2-As semelhanças que existem é que em todas são destinadas a Deus.

    3-A imagem de Deus presente nessas orações é de alguém bondoso, justo e poderoso.

    4-Que hoje em dia as pessoas só fazem suas preces quando necessitadas.

    5-Sim, antes de dormir; Para agradecer pelo dia que termina e para orar com o dia que começará.

    6- Dentro de minhas orações costumo pedir proteção para mim, família e amigos.

    7-Querido Deus, venho por essa oração agradecer o meu dia, com paz, amor, carinho e saúde, amém.

    ResponderExcluir
  55. ALUNO: OTAVIO C. S.
    TURMA:161

    1)Gostei de como cada oração se colocava ao seu deus, como criador do céu e do que acima dele, entre outras como o sol e que ele da água para todos.

    2)Todas agradecem por tudo que tem e em seguida pedem alguma coisa para ajuda-las,EX:ORAÇÃO DA POLINÉSIA:da-nos a água que necessitamos.

    3)Que Deus é uma pessoa grandiosa em que podemos confiar e sempre contar com ela.

    4)PELO QUE EU ENTENDI: as pessoas tentam ser fieis ao seu salvador e pedir coisas boas a elas mesmas.

    5)As vezes eu oro (sim e não).Oro quando estou com urgencias, como
    quando estou doente, campeonato de futebol , acontece algo de bom,etc...

    6)Costumo sempre agradecer a tudo que tenho a minha vida a minha familia e que nao haja escuridão no mundo.

    ResponderExcluir
  56. ORAÇÃO DO OTAVIO CUSTIN SAGGIORATO

    Deus agradeço a tudo que me destes, me deixe sempre em boas maos, cuide da minha familia bem e que haja paz no mundo e misericordia.
    AMÉM

    ResponderExcluir
  57. Aluno:Heitor Colzani
    Turma:161

    1) O que eu achei de mais interessante foi os diferentes jeitos de se comunicar com o Trancedente

    2)A semelhança entre elas é que todas falam com o Trancedente e que todas pedem o bem

    3)A imagem é de um ser poderoso, grandioso e bondoso

    4)As orações estao relacionadas com o jeito de viver e conviver em sociedade

    5)Sim ás vezes.Quase todas as vezes antes de dormir

    6)Obrgado meu Deus pela minha família e por tudo que eu teno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heitor, a escrita correta é TRANSCENDENTE.
      Obrigada pela cordial colaboração.

      Excluir
  58. Heitor Rogério Santos Roumeliotis
    161
    1) eu gostei do jeito que eles agradecem
    2) todas elas louvam um transcendente
    3) elas louvam os atos de Deus
    4) com os atos de pessoas boas hoje
    5) sim, eu geralmente esqueço de tudo e me concentro em meus erros e peço perdão
    6) obrigado pela comida amigos e família que você me deu e pela terra em que eu vivo
    7) hoje por meio desta oração venho agradecer a tudo que você me deu como pão, amigos, família e principalmente a minha vida porque eu amo ela, mas não tonto quanto amo você assim eu repito obrigado Deus

    ResponderExcluir
  59. Isabel Ristow
    161

    1) Eu achei interessante que independente da religião eles se comunicam com o transcendente.

    2) A semelhança é que todos se comunicam com o transcendente, agradecendo e até pedindo algo.

    3) A imagem de Deus presente nas orações é de alguém bondoso, poderoso, amigável e justo.

    4) Essas orações tem relação com a sociedade de hoje, pois a maioria das pessoas ainda se comunica com o transcendente por meio de orações pedindo ou agradecendo algo.

    5) Sim, eu geralmente faço minha oração antes de dormir, agradeço por tudo que tenho e peço para que sempre tenha o que agradeci.

    6) ...agradeço por ter minha família, amigos, alimento, moradia, por poder estudar e por ter saúde; E quero pedir para sempre ter uma boa família, para ter meus amigos, para ter alimento, para ter moradia, para sempre poder estudar e para sempre ter saúde...

    Oração: Senhor Deus, agradeço pela minha vida, pela minha família e por todas as coisas boas que realizas em minha vida. Amém.

    ResponderExcluir
  60. Guilherme Bissoni Vhoss
    161

    1)Que as religiões tem jeitos diferentes de se comunicar com o transcendente
    2)Todas desejam o bem ao próximo
    3)Ele está presente como salvador, pois no trecho "não temerei a mau nenhum porque tu estás comigo" e "mas livra-nos do mal" ele está nos protegendo
    4)Ela spedem o bem, igual a nós
    5)Sim. Todos as noites oramos em família. E desde o início deste ano, eu faço Ensino Confirmatório, eles me pedem para orar todo dia
    6)Eu agradeço por mais um dia de vida
    7)O Senhor me guia pela mão e sei que posso segui-lo de olhos vendados. Ele me dá o alimento, a bebida, o lar e a saúde. na oração ele conforta minhas angustias e acalma meus temores. Sei que me reserva alegrias e que me ampara nas tristezas. Sinto sua presença ao meu redor em cada momento de respiração. Sua proteção me envolve em todo o tempo e em todos os lugares. Sei que não me abandona, mesmo quando fraquejo. Sei que me aguarda na vida eterna.

    ResponderExcluir
  61. 1)Eu achei interessante nas orações o jeito que eles agradecem aos seus Transendentes.

    2)A relação entre elas, é que eles agradecem aos seus Transendentes,e até fazem alguns pedidos.

    3)A imagem de Deus nas orações são de alguém maior do que você e no qual você acredita.

    4)As orações do texto estão relacionadas a sociedade de hoje que continua procurando ao Transendente para pedir: proteção, sabedoria, bons resultados em suas colheitas/trabalhos e agradecendo graças recebidas.

    5)Sim, a noite antes de dormir e participando da missa.

    6)Eu costumo pedir proteção e agradecer tudo que eu tenho comida, família, casa e saúde.

    Oração: Jesus, Deus, agradeço por tudo que tenho amigos, família, saúde, pela minha vida e peço proteção. Amém.

    Theo Victor Knihs
    Turma: 162

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Theo, a escrita correta é TRANSCENDENTE.
      Obrigada pela cordial colaboração

      Excluir
  62. Gabriella Caroline maçaneiro 161. (1):eu achei interessante que cada uma das orações são deferentes. (2):a relação entre elas são que agradecem ao seu trancedente ou Deus. (3):a imagem de deus nessa oração é que deus é um ser bom,que ajuda as pessoas. (4):estão relacionados com a sociedade pois eles rezam e agradecem como todos nós . (5):sim, rezo na igreja e em casa antes de dormir. (6):eu costumo a agradecer a Deus por tudo que ele tem me dado. ORAÇÃO:obrigado senhor por tudo que tens me dado pela família ,amigos e tudo amém .

    ResponderExcluir
  63. Aluna: Clara Haag Ridrigues-161

    Respostas:

    1) Que todas elas são de povos bem diferentes , mas no final são bem parecidas.

    2) A semelhança é que todas estão agradecendo ou pedindo algo para o Transcende.

    3) Que ele não pode ser derrotado ,querele nos ajuda e nos guia em momentos difíceis.

    4) É que essas orações servem para se comunicar com Deus ,e mostrar como devemos viver a vida.

    5) Mais ou menos ,eu só rezo quando eu vou para a igreja ou quando eu quero.

    6) Eu rezo Ave Maria ,Pai Nosso e Santo Anjo. Às vezes eu rezo uma oração espontânea.

    Oração:

    Deus muito obrigada pela maravilhosa viagem que tive e pela vida que eu tenho. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara, a escrita correta é TRANSCENDENTE.
      Obrigada pela cordial colaboração.

      Excluir
  64. nome: João Pedro Muller Tonelli turma: 161

    1) Que todos se comunicam com o transedente.

    2) A semelhança é que todas agradecem aos transendentes e também fazem pedidos.

    3) A imagem de deus é de uma pessoa bondosa e poderosa que ajuda as pessoas.

    4) Estão relacionadas as sociedades de hoje porque ainda tentamos se comunicar com os transedentes e pedimos coisas boas por meio das orações.

    5) Sim, rezo na igreja, no almoço e quando vou dormir.

    6) Eu pesso pesso a proteção da minha família dos meus amigos e
    eu agradeço o dia.

    ORAÇÃO: Deus obrigado pelo meu dia pela proteção da minha família e por estar sempre ao meu lado. amem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, a escrita correta é TRANSCENDENTE.
      Obrigada pela cordial colaboração.

      Excluir
  65. Ana Eloisa Ledra - 161
    1- Eu achei o fato de que elas são diferentes,mas todas elas tem como objetivo se comunicar com o Transcendente.
    2- As semelhanças de que mesmo sendo diferentes,elas transmitem a mensagem de que todas as pessoas das orações tem um objetivo,que é falar com o Transcendente,tanto por meio de pedidos,como também,agradecimentos.
    3- É a imagem de alguém poderoso,amoroso,e que tem piedade dos outros sem querer absolutamente nada dos outros.
    4- De modo em que hoje em dia existem pessoas que são tão religiosas quanto as das orações,ou seja,elas tem tanta fé que acreditam que um problema seu pode ser resolvido,ou até mesmo um pedido seu pode ser realizado somente através de suas presses ao seu Transcendente.
    5- Sim,eu costumo orar antes de dormir.
    6- Eu costumo orar para pedir a ajuda de Deus,quando tenho um problema e preciso da ajuda dele para resolve-lo. Ou até mesmo para agradecer a Deus pela vida que tenho.
    7- ORAÇÃO PESSOAL ESPONTÂNEA:
    Ó Deus todo poderoso, criador do Céu e da Terra, abençoa e protege os dias os meus dias e de quem amo. Perdoa meus pecados,e ajuda as pessoas que precisam da sua salvação e fé. Obrigada por tudo que me destes Senhor,tanto pela vida maravilhosa,quanto pelas coisas de que necessito e tenho. Amém.

    ResponderExcluir
  66. NOME:Luiza Cristina Lazarte Debatin
    TURMA:162
    1)As orações são muito interessantes
    2)que todos servem a 1 deus
    3)de algo importante e algo maior que eles
    4)que tem pessoas que acreditam em 1 deus
    5)Sim,quando faço algo errado
    6)Que deus me proteja de todos os maus

    ORAÇÃO:Santo anjo do senhor meu zeloso e guardador seatime confior a piedade de vina sempre me rege me me governe me ilumine AMEM

    ResponderExcluir
  67. NOME:EMILY WALDRIGUES
    PROF SANDRA A.M.SCHROEDER
    TURMA 162
    1-EU ACHEI INTERESSANTE O JEITO DE CADA RELIGIAO ORAR
    2-A DIFERENÇA DE CADA RELIGIAO E QUE CADA UMA ORA POR UM DEUS DIFERENTE DE JEITOS DIFERENTES
    3-A IMAGEM DE DEUS NESSAS ORAÇOES É BONDADE E PAZ E UMA COISA QUE PROTEGE
    4-QUE TODAS AS PESSOAS AINDA TENTAM SE COMUNICAR AO MAXIMO COM O TRANSENDENTE E PEDIMOS BOAS COISAS POR MEIO DAS ORAÇOES
    5-SIM EU REZO TODOS OS DIAS ANTES DE IR DORMIR E QUANDO EU ACORDO
    6-COSTUMO REZAR O PAI NOSSO,AVE MARIA,ESPIRITO SANTO
    ORAÇÃO: ANJINHO DA GUARDA MEU BOM AMIGUINHO GUIAI-ME SEMPRE AO BOM CAMINHO

    ResponderExcluir
  68. NOME:amanda letícia schulle da silva
    TURMA:161
    1)que todos são diferentes mas são interessante
    2)todas tem 1 Deus
    3)de alguém que cura
    4)que tem pessoa que acreditam em um DEUS
    5)sim,quando sei que faço algo de errado
    6)Deus me proteja do mal e do perigo
    oração: Deus me proteja do mal e perigo me guarde

    ResponderExcluir
  69. ALUNO: Maria Luiza Fey Probst TURMA: 161

    Questão número 1:
    Que todas elas 'ligam' seus transcendentes a fenômenos e sentimentos bons e especias.A luz(sol),água,primavera,inverno e amor.
    Questão número 2:
    Todos ligam seus transcendentes a fenômenos e sentimentos bons e não esperam nada em troca a não ser a sua companhia e proteção.
    Questão número 3:
    Um ser maior que ajuda e protege.
    Questão número 4:
    Essas orações 'lavam' o corpo e a mente das pessoas e as consolam,dão a uma pessoa um momento de reflexão sobre seus atos.
    Questão número 5:
    Sim; faço uma oração todo final do dia.
    Questão número 6
    Costumo a agradecer pelo dia e me dar uma boa noite para que minha mente e meu corpo esteja descansado para um novo dia.
    ORAÇÃO:
    Venho através de Você como um grande Amigo.Que me protege e me guarda me ajuda a pensar na melhor solução. É através dessa oração que agradeço pelo dia de hoje;e peço que todas as pessoas,boas e também as não tão boas que tomem a partir de agora decisões boas.

    ResponderExcluir